quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Que orgulho!!

Pessoal, passada a maravilhosa ontem de noite, onde podemos verificar com muita alegria mais de cem pessoas participando, opinando e votando na escolha do novo síndico cabe aqui um momento de reflexão. Foi fantástico ver como a comunidade do Cantegril se uniu e batalhou em prol de suas ideias e propostas. a pequena diferença de votos entre uma proposta e outra (menos de 40) demonstrou o bom nível dos candidatos. Que bom, poder saber que independe de quem fosse o eleito o condomínio estará em boas mãos para a condução da gestão 2011/2012.
Aos vencedores meu parabéns, são, em sua maioria, homens de valor e disposto a trabalhar muito para que as promessas de campanha se tornem realidade.
Aos integrantes da chapa 02, meu sincero agradecimento por permitir participar dum processo único junto com vocês, de uma chapa plural,  abrangente, de gente que batalhou, suou a camiseta (literalmente) e se empenhou e, antes de tudo, soube ser digna, honesta e democrática, em momento algum permitindo que o clima se tornasse beligerante.
Informo a todos que o blog continua, mais vivo do que nunca, pois o movimento Mais Cantegril participou com uma chapa no processo, mas é mais do que isso, é uma proposta de reunião social virtual como todos aqueles (independente de que lado estiveram nesse pleito) para discutir e debater o nosso condomínio.
para colaborar posto aqui trechos que considero fundamentais para aqueles que, como eu, ainda estão impressionados com a noite de ontem:


Democracia e cidadania são temas de notória importância para a sociedade moderna. Verifica-se isso nos diversos enlaces políticos, econômicos, religiosos, filosóficos e principalmente sociais. Os dois institutos visam, em geral, a consolidação da dignidade humana que corrobora a uma sociedade igualitária e isonômica.
Diversos foram os estudos a cerca do presente tema, contudo, dentre eles a que mais se mostrou de grande relevância, nos seus primórdios, foi por meio de Aristóteles e Platão ainda na Grécia Antiga. Interessante é o fato de que a democracia e cidadania é alcançada por meio de lutas através de revoltas ou movimentos capazes de reverter determinado quadro social. 

O termo “democracia” é originado da língua grega, na qual significa governo do povo (demo = povo e kracia = governo). Foi em Atenas, considerada um das principais cidades da Grécia Antiga e berço da democracia, que esse sistema governista teve sua criação e desenvolvimento. Contudo essa forma de democracia era considerada ainda primitiva e limitada por não permitir a inserção de mulheres, estrangeiros, escravos e crinças nas participações políticas.
“A democracia é antes de tudo o regime político que permite aos atores sociais formar-se e agir livremente. São os seus princípios constitutivos que comandam a existência dos próprios atores sociais. Só há atores sociais se combinar a consciência interiorizada de direitos pessoais e coletivos, o reconhecimento da pluralidade dos interesses e das idéias, particularmente dos conflitos entre dominantes e dominados, e enfim a responsabilidade de cada um a respeito de orientações culturais comuns. Isso se traduz na ordem das instituições políticas, por três princípios: o reconhecimento dos direitos fundamentais, que o poder deve respeitar; a representatividade social dos dirigentes e da sua política; a consciência de cidadania, do fato de pertencer a uma coletividade fundada sobre o direito”.

Já no que tange ao termo “cidadania” vem do latim, “civitas”, que significa cidade, assim sendo cidadania é a participação e inserção social nos diversos ditames da sociedade rumo à consolidação e exteriorização de seus direitos. 
“cada homem e cada mulher deve ser alvo de um tríplice reconhecimento, ou seja, devem encontrar igual proteção e igual respeito em sua integridade: enquanto indivíduos insubstituíveis, enquanto membros de um grupo étnico ou cultural e enquanto cidadãos, ou membros de uma comunidade política.” 

Obrigada mais uma vez,
Andrea

5 comentários:

  1. Que orgulho realmente! nossa vitória está na conquista de um espaço que é de todos nós, o da participação e direito de escolha. Bem lembrado em teu texto, Andréa, que 'democracia e cidadania são conquistadas por meio de lutas através de revoltas ou movimentos capazes de reverter determinado quadro social'. A nossa conquista foi possível pelo movimento que iniciamos há pouco mais de um mês e que mostrou-se forte, coeso e organizado. Um grupo que cresceu e buscou novos interessados em participar do processo de construção de nosso condomínio. Não importa que as idéias não sejam todas iguais, muito pelo contrário, importa que sejam diversas, muitas, pois isso enriquece a convivência. A reunião de ontem foi um exemplo de civilidade, com raríssimas excessões, pudemos trocar idéias, conviver e socializarmos com todos que lá estiveram, fossem da chapa que fossem, votassem em quem votassem, foi um exercício de democracia que orgulha a todos nós.
    Somos todos vitoriosos nesse processo. Parabéns ao Cantegril... mais cantegril sempre e melhor, são meus mais sinceros votos.

    ResponderExcluir
  2. Este blog tornou-se um importante local de troca de idéias, desabafos e reinvidicações e este espaço aberto não só deve continuar como deve ser divulgado ao máximo para todos como mais um instrumento de comunicação entre nós condôminos.
    A pouca diferença de votos também mostrou que a nova administração vai ter que trabalhar direitinho e cumprir o prometido, por que demonstramos que estamos fartos de sermos deixados de lado, de não sermos ouvidos e que a grande maioria de nós esta interessada em que o condomínio resolva os seus problemas e se torne um lugar cada vez mais agradável de viver.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos pelo processo eleitoral,principalmente ao Antônio que já é um vitorioso por unir um grande grupo de pessoas em tordo de uma proposta coletiva .Agora esperamos que novo síndico Sr Nivaldo Silveira junto com o conselho eleito, ponha a casa em ordem pois hoje 17-08 pela parte da tarde estavam circulando pelo condomínio dois rapazes entregando propaganda de uma lancheria autorizados, segundo eles, pelo rapaz da administração.Agora estamos mais atentos fiscalizando a administração, independente se votamos ou não os eleitos e sempre lembrando ano que vem tem eleição.E a propósito fui no supermercado hoje e minha filha disse:pai! não esquece de comprar pilha para a lanterna pois lá em casa falta muita luz.Abraços e sorte ao novo Síndico.

    ResponderExcluir
  4. Nós da chapa 2 apesar de termos perdido a eleição para síndico nos consideramos vitoriosos por termos conseguido a presença de tantas pessoas na assembléia.
    Sou morador a 5 anos e nunca havia presenciado uma assembléia em que o numero de votos presentes (171) fosse superior ao numero de procurações (101).
    Perdemos democraticamente, mas pela pouca diferença de votos acredito que se não fossem as procurações concentradas em algumas pessoas o resultado da eleição seria outro.
    Como condômino estou a disposição para colaborar com a nova administração, mas lembro que o Cantegril têm personalidade própria e regras democraticamente votadas em assembléia. Vamos aguardar as primeiras ações da nova gestão torcendo pelo cumprimento das propostas anunciadas na assembléia, não há tempo a perder e é muito trabalho a ser desenvolvido pelo sr. Nivaldo e seu conselho.
    Mas lembrem-se todos, quanto mais condôminos participarem "Mais Cantegril" teremos.
    Boa sorte para todos nós.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a Chapa 2 Mais Cantegril, a grande vitoriosa da noite.

    Em meio de comentários de moradores maldosos e cruéis, tenham certeza de que meu respeito e admiração cresceu por esse grupo que em apenas 2 semanas conseguiu essa surpreendente votação.
    A CHAPA 1 CANHOU PELAS PROCURAÇÕES
    A CHAPA 2 GANHOU PELAS PELAS PESSOAS QUE ALI ESTAVAM ALI....E ISSO JAMAIS VÃO TIRAR DE VOCÊS....VOCÊS GANHARAM DIRETO DAS PESSOAS E NÃO DE PAPÉIS

    PARABÉNS A CHAPA 2 ESSE MARAVILHOSO GRUPO QUE COLOCA A CARA A TAPA.

    Adriana Fase 2

    ResponderExcluir

Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.