terça-feira, 9 de agosto de 2011

Segurança

Muitos de nós viemos morar aqui em busca de um lugar seguro para morar, onde as portas não precisassem de quatro travas e as janelas não fossem gradeadas, entretanto, diversos episódios vêm acontecendo demonstrando que não estamos tão seguros assim. Nos últimos anos, várias propostas têm sido feitas, tivemos inclusive um estudo específico e a contratação de um profissional de segurança. Alguns acham que a solução é fechar, gradear, identificar, outros que precisamos de seguranças efetivos, afinal, os nossos "guardinhas" são, em verdade, agentes de portaria, outros ainda pensam que colocar câmeras de vídeo monitorando diversos pontos é uma solução efetiva para o tipo de problemas corriqueiras.
trago o tema aqui, por solicitação da vizinha Silvia Mahlmann, moradora da R. Caroba n. 327 que teve diversos itens furtados de sua residência, inclusive uma bicicleta.
Neste momento de redefinir o futuro do condomínio, gostaria de debater com vocês vizinhos, inclusive com os candidatos à síndico o que pensam sobre o tema.

8 comentários:

  1. Quanto mais controles efetivos tivermos, mais segurança teremos. Precisamos definir o quanto de controle queremos, pois alguns vizinhos ficam irritados de acender a luz interna do carro, desligar faróis, que suas visitas sejam cadastradas, .... mas este é o mínimo que precisamos fazer para ter controle/segurança de quem acessa nosso condomínio. Acredito ser este um dos maiores debates/desafios do planejamento estratégico a ser estruturado pela próxima gestão.

    ResponderExcluir
  2. O tema segurança é muito amplo e não existe segurança total. Nem em um quartel a segurança é 100%. O segredo de uma boa segurança passa por quatro pontos fundamentais: funcionários selecionados, treinados e acompanhados; segurança passiva (câmeras e software de portaria); rotinas bem estabelecidas e conscientização dos moradores. De nada adianta morarmos em uma fortaleza e um belo dia deixarmos a porta aberta. Daltro Feil - Consultor de Segurança (daltrofeil@gmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Mauro e Daltro, muito bem colocado os pontos de vocês, realmente a segurança do local depende de todos nós. Acho que para esses pequenos "eventos" como o relatado pela Silvia, onde, aparentemente, ninguém entrou para roubar e sim foi um "furto de ocasião", o melhor seria termos vários pontos com câmeras de segurança, fazendo um monitoramento da movimentação no condomínio, que acham?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Sabia de pequenos enfeites que sumiam das casas, mas bicicleta que é um objeto maior foi surpresa. Sabemos que a ocasião faz o ladrão. Mas vejo também muitos moradores deixando bicicletas e equipamentos sem nenhum cuidado atirados na frente de suas casas....Acho nosso condomínio seguro na questão de que nenhum caminhão irá entrar e levar meus móveis. Um muro, cães de guarda não impedem um ladrão de entrar quando eles querem. Concordo com o Mauro e Daltro, pois tem moradores que recusam-se a diminuir a luz de seus carros. Outros quando saem não diminuem a velocidade para que os guardas possam ver se está tudo bem com quem está saindo. Mas temos de melhorar os dois lados, dias atrás recebi uma encomenda a noite e não fui avisada. Vamos lançar a Campanha da Paciência na Portaria. Só entra quem se identificar - são as regras e tem de ser obedecidas. apesar de que seguir e aplicar as regras no nosso condomínio é complexo.

    Adriana
    Moradora da fase 2

    ResponderExcluir
  6. Concordo com Mauro e Daltro, precisamos aumentar nossos controles de segurança, qualificar e treinar nossos agentes, definir um ambiente seguro e apropriado para os software e computadores e estabelecer regras de utilização. Visto isso, temos que adequar às instalações da portaria, quanto a segurança e saúde dos funcionários, acho que deverá de ser uma das prioridades da nova administração.
    Tenho ouvido falar em construir uma nova entrada no Clube, exclusiva para os moradores do Cantegril, sem dúvidas vai melhorar nosso acesso às nossas residências, teremos uma melhor aparência do nosso condomínio, as despesas aumentarão,... receio que os problemas da segurança interno mais uma vez ficará em 2º plano, ou para a próxima administração. Teremos sim que debater sobre o assunto e priorizar as necessidades mais deficientes no momento, a muito tempo muito pouco tem se investido em melhorias na segurança.
    Carlos – Morador Fase 2

    ResponderExcluir
  7. Esse assunto do clube vai e volta sempre.... Ano passado (ou retrasado) uma comissão de moradores foi montada na assembléia para conversar com o clube.....Essa comissão ainda está em negociação??? E ainda mais que ainda temos moradores que não são sócios e nem querem ser sócios...Já ouvi comentários que moradores da fase 2 querem colocar um comércio dentro do clube....Será que vão querer cobrar também????

    Adriana
    Fase2

    ResponderExcluir
  8. O fator "segurança", além do fator "árvores" foi um dos principais motivadores para virmos morar aqui. Só sei de fatos isolados - não graves ou não severos - digamos assim.
    Mas me preocupo muito e penso que os especialistas em segurança devem assim pensar com as ações preventivas e todo o preparo em caso de uma ocorrência, como, por exemplo, nossa capacidade de reação a um possível ataque, sequestro relâmpago, roubo a mão armada dentro do condomónio, como vemos nos noticiários.
    Estamos preparados ? Nossos agentes de portaria estão preparados, sobre como não reagir ?
    Um diferencial que vimos no passado e contribuiu para termos classificado o Cantegril II como seguro era um senhor carinhosamente apelidado como "Che Guevara", vestido com uniforme com camuflagem, que "passeava" pelas áreas de mata procurando vestígios de "visitantes indesejáveis", verificava as divisas e etc.
    Proponho, como leigo, ao Antonio e aos especialistas em segurança que esta ação seja retomada dentro de uma série de atitudes preventivas.

    Rafael Mottola Rocha.
    Lote Q30

    ResponderExcluir

Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.