segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Considerações

Estamos reorganizando nosso grupo e, conseqüentemente, nosso blog também.

Algumas funções foram realocadas e, no momento sou a responsável pelo grupo que está respondendo pelas postagens de textos e emails.

Antes de tudo, queremos parabenizar a todos pelo sucesso do festejo de Halloween, acontecido ontem, que foi muito divertido, numa brincadeira saudável, onde as crianças estavam lindamente caracterizadas e o convívio entre vizinhos e moradores foi agradável e cordial.

Queremos também esclarecer, a partir de algumas manifestações que recebemos via email, um pouco mais sobre a nossa postura e conduta.

Nós divulgamos e apoiamos as manifestações culturais, lúdicas e integrativas de nosso condomínio, bem como acompanhamos de perto a nossa administração. Este acompanhamento, ao contrário do que alguns têm dito, não tem o objetivo belicoso, baderneiro ou conflitivo, mas certamente temos a intenção de acompanhar a administração para que todos os condôminos tenham conhecimento sobre o que acontece em nosso condomínio.

A informação sobre a ação judicial colocada no texto do dia 26 foi devida a falta de informação por parte da administração que tem o compromisso de divulgar todas as ações judiciais contra o condomínio, conforme o Artigo 9º da Convenção. Entendemos que esta informação não poderia esperar uma Assembléia, tendo em vista que não há nenhuma Assembléia prevista. A intenção do texto é informativa, pois entendemos que temos que saber como fica o condomínio neste momento em que ha uma decisão judicial em vigor. Não há nenhum interesse em enaltecer este ou aquele condômino, nem entrar no mérito da sanidade de quem quer que seja. Efetivamente não compramos briga pessoal de ninguém, tampouco divulgamos informações vindas de boatos. Sempre verificamos a veracidade do fato para levá-lo ao conhecimento de nossos vizinhos. Buscamos somente o esclarecimento administrativo do andamento do condomínio e queremos, sim, que o processo seja Democrático, sem nenhum tipo de ditadura, nem de situação nem oposição, simplesmente que as pessoas - aquelas que se interessarem - saibam o que está acontecendo, se manifestem, votem.

Para que a Democracia realmente esteja em nosso condomínio é importante que mudemos o processo eleitoral que vigora. Não há democracia quando um responde por cem! Temos atualmente um processo de representatividade, e não democrático. Para isso o Grupo Mais Cantegril pediu um estudo ao Sr. Nivaldo, enquanto síndico, para mudarmos nosso processo eleitoral, até porque em nenhuma instância existe a possibilidade de voto por procuração, ninguém consegue votar por procuração para sua entidade de classe (OAB, CREA, CRP), Presidente da República, senadores, governadores, etc. O voto é pessoal e intransferível. O Sr. Nivaldo respondeu a nossa demanda dizendo o que tem sido dito nas assembléias, que é assim que funcionamos. No entanto o nosso pedido foi de um ESTUDO para que mudemos o que tem sido sempre o mesmo. Isto também é democracia. Estamos fazendo este estudo, trilhando o caminho que outros condomínios de classe média e alta têm tomado na realização de suas assembléias, um caminho mais consciente e participativo. A última assembléia teve uma adesão importante, mostrando que todos querem um lugar melhor para viver, e para isso, temos todos o direito de conhecer e manifestar o que pensamos.

Maria Paula

8 comentários:

  1. Apoio as considerações e ainda reintero que um morador solicitou, há quase duas semanas, uma reunião com sindico e até o momento nada foi marcado, justamente para falar sobre os assuntos acima relacionados.

    Gilmara

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde

    A única solução que vejo é que as pessoas que não participam ao vivo das assembleias e passam procurações para que terceiros as representem, porque não querem dizer não a um vizinho ou amigo, se conscientizem de que esse ato pode ter prejuízos muito maiores do que eles podem imaginar. Quanto isso acontecer, com certeza teremos uma melhor representação no processo de administração da Fase II.

    Morador da fase 2

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a questão das procurações.
    Não posso votar nas eleições para cargo eletivo, portanto não deveria ser para síndico.

    Gostaria de ver uma assembléia sem procurações, ficaria muito mais transparente e democrático. Aí sim poderíamos dizer que a eleição é limpa transparente e democrática.

    ResponderExcluir
  4. Meu apoio a estas Considerações.
    Parabens
    Antonio Ribeiro
    Pau Brasil 414

    ResponderExcluir
  5. Eu entendo que o blog não pode ser apenas para divulgar manifestações culturais e recreativas, cabe também informar, fiscalizar e criticar quando necessário. Temos que exercer nosso direito de expressão na sociedade, não podemos simplesmente votar e depois voltar para nossas casas, aguardando as próximas eleições.

    Cristina

    ResponderExcluir
  6. O Blog está ficando cada vez melhor, com informações sobre nosso condomínio com os documentos colocados a disposição dos moradores. Parabéns

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. TODOS TEMOS QUE PARTICIPAR DAS ELEIÇÕES DE FORMA DEMOCRÁTICA E SEM REPRESENTAÇÕES SÓ ASSIM TEREMOS O DIREITO DE COBRAR POR ALGO QUE ESTEJA DANDO ERRADO NO CONDOMINÍO.

    ResponderExcluir
  8. Olá Sandra

    Seja bem vinda ao condomínio... O que precisares é só entrar em contato, nem que seja para um chimarrão na praça.
    Tenho de caminhar também, mas meu horário para companhia teria de ser mais tarde. a aprit das 20:30h...mas quem sabe não reunimos um grupo para caminharmos diariamente?....Começaremos o vôlei também....

    Gilmara de Oliveira
    Fase 2

    ResponderExcluir

Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.