terça-feira, 28 de agosto de 2012

Postagem a pedido do vizinho Claudio Darwin

SÓ ÁGUA MINERAL E BISCOITO NÃO GARANTE UMA BOA ASSEMBLÉIA.

Mais uma vez o resultado da última assembleia (l6/08)  foi altamente negativo para o Condomínio. Discussões, ofensas pessoais e ameaças físicas foram a tônica da reunião. O resultado final de tudo, é uma população condominial dividida. O que era apenas divergência de ideia, ganhou contornos de   uma desforra pessoal.
Com o clima de animosidade criado, as possibilidades de ganhos  reais para o Condomínio, são muito baixas, para não dizer nulas. Mais uma vez, todo este imbróglio possivelmente acabe na mesa de um juiz. Se isto ocorrer, caberá a  justiça  resolver problemas de pequenas proporções que fermentados num clima de pressão emocional,   tornaram-se bem maiores. Se antecipadamente soluções simples houvessem sido consideradas, os pequenos problemas possivelmente continuariam a ser apenas pequenos problemas.
Há muito as sucessivas direções do Condomínio,  que tem a responsabilidade de administrar, demonstram no mínimo, ser muito cerimoniosas ao tentar aplicar técnicas administrativas, comuns na área de gestão. Estas tentativas empíricas, além de não estarem respaldadas em conhecimentos teóricos, já não condizem nem intuitivamente, com o atual tamanho do Condomínio. 
Vejamos o seguinte: A direção do Condomínio, a não ser que desejasse realizar uma assembleia tumultuada, coisa que sinceramente não acredito,  não podia em sã consciência, entender que seria possível  abordar decentemente todos os itens da pauta, num horário noturno, em um dia de semana. No conjunto pode-se dizer que ela era quase uma peça de ficção. Afinal, a assembleia não pode ser apenas uma mera caixa de ressonância dos atos da administração. Ela tem todo o direito de discutir e questionar, e isto toma tempo.
Desconhecendo talvez, a influência das leis heurísticas de Murphy, numa situação destas, a direção única responsável pela organização da assembleia,  colaborou de sobre maneira, para o  resultado negativo da mesma.
O sistema de som oferecido aos participantes foi de baixíssima qualidade. Com apenas um microfone a disposição,  e uma caixa de som que não favorecia a boa audição, só  fomentou o  desentendimento entre os participantes.
Já para a apresentação das contas, foi oferecido um dispositivo de projeção, que não facilitava em nada ao encarregado da apresentação e muito menos para quem desejasse visualizar, entender e questionar. 
Quanto o item da pauta que tratava da eleição, deixava dúvidas. Ele não esclarecia suficientemente qual seria o sistema a ser usado (chapa ou avulso). Como a utilização simultânea dos dois sistemas parecia a todos uma missão quase impossível, essas dúvidas certamente forneceram combustível para aumentar o clima de insegurança entre os participantes da assembleia.  
É bom ainda frisar, que sobre eleição, a direção do Condomínio, recebeu a título de colaboração uma sugestão sobre um novo Sistema Eleitoral para que fosse discutido e avaliado. Entretanto, de parte da direção, não houve a menor manifestação a respeito.
O que fica difícil de aceitar e entender, é que os condôminos, não possam contar com condições e estrutura adequadas, que lhe permitam expor suas ideias e clarear suas dúvidas. Afinal são eles que arcam com todas as despesas e são os verdadeiros donos do Condomínio. O que certamente muitos perguntam, é o seguinte: Será que com a arrecadação do Condomínio, que já ultrapassa um milhão e duzentos mil reais anuais, não permite colocar a sua disposição melhores condições?
Será que um Condomínio, que movimenta estes valores, não tem capacidade de contratar uma empresa conceituada de auditoria contábil, para dar o seu parecer técnico a respeito da prestação de contas, e assim evitar atritos desnecessários? Será que atitudes claras, simples e objetiva não poderiam colaborar para um melhor resultado das Assembleias.
Agora, não é bom iludir-se com a ideia mágica, de que uma vez encontrada soluções que ofereçam uma melhor estrutura, além de “água mineral e biscoito”, todos os problemas estarão resolvidos, e as assembleia serão tranquilas e altamente proveitosas. Ledo engano de quem pensa assim. Enquanto as famosas “procurações”, que atualmente podem determinar quem tem o direito de exercer o “grande” poder de comandar o Condomínio, não forem respaldadas ou rejeitadas pelos condôminos, os atritos serão inevitáveis. Um sistema que possa colher a manifestação formal dos condôminos a respeito do assunto, tem que ser o objetivo comum de  todos, pois enquanto não houver uma posição definitiva a este respeito, quem vai sair sempre perdendo é o Condomínio Cantegril Fase II.

Claudio Darwin
Rua Pau Brasil, 543
Cond. Cantegril II

(Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados. Obrigado.  
Grupo MaisCantegril)

16 comentários:

  1. Bom dia.
    Peço informar quem souber, quantos Mandatos de Procuração foram outorgados para a Assembléia do dia 16/08/2012 e quantos Condôminos presentes se retiraram antes da votação? Grato. Gaspar Ramis - Rua Pitangueiras, 195 - Cantegril - Fase 2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gaspar Ramis, Segundo levantamento in loco, não oficial, verifiquei as seguintes procurações por condôminos:

      - 1 condômino com 21 votos-procurações;
      - 1 condômino com 14 votos-procurações;
      - 1 condômino com 12 votos-procurações;
      - 1 condômino com 10 votos-procurações;
      - 1 condômino com 09 votos-procurações;
      - 3 condôminos com 03 votos-procurações cada um;
      - 4 condôminos com 02 votos-procurações cada um;
      - 4 condôminos com 01 voto-procurações cada um;
      - 2 condôminos com 04 votos-procurações cada um, (destes dois, um retirou-se e o outro não usou)

      Obs.: além dos votos com procurações, os condôminos acima votaram pelos próprios lotes, tendo seu direito irrevogável por um ou até cinco votos a mais.

      Carlos Cezar - Rua Peroba 02 - Fase 2

      Excluir
    2. Seria interessante saber se os síndicos anteriores apresentaram procurações, quantas apresentadas, quantas válidas por dois anos e quantas estavam inadimplentes???

      Lenio Fraga
      Lote O14 e O 15

      Excluir
    3. Retiraram-se mais de 30 pessoas...e pelas fotos ficaram em torno de 20 pessoas.
      Gilmara- t24

      Excluir
  2. caro Claudio,
    excelente comentário.
    abr
    Luciano
    Atenciosamente,
    Eng.Luciano Cortimiglia
    Secretário Executivo Adjunto - ALAEL

    ResponderExcluir
  3. Pois é meu Amigo tens toda razão.
    E a propósito esta expressão MEU AMIGO está cada vez mais defícel de ser usada em nosso Condominio.

    Abç. cacau ribeiro
    Pau Brasil 414

    ResponderExcluir
  4. Pela minha soma a partir dos dados do paulo Cezar somei 87 procurações.
    Seria interessante saber quantos votos ao todo além das procurações utilizadas elegeram o atual síndico.
    Eu me retirei da assembléia antes do término, pois não concordei em aprovar as contas para posterior recurso se fosse o caso de estarem incorretas.
    Elisa
    D-20

    ResponderExcluir
  5. Sr. Darwin, vizinhos,

    Eu gostaria de aproveitar para me desculpar, de não ter me controlado diante das ofensas e ameaças que recebi durante a assembleia. Errei, me descontrolei e aceitei as provocações, não penso em desforra pessoal, mas venho recebendo ameaças desde o dia em que me retirei do cargo de conselheiro responsável pela segurança no ano passado. Já recebi desaforos até em um baile no clube Cantegril.

    Durante a assembleia fui chamado de mentiroso, depois ameaçado até por NOSSO Advogado, Sr. José Vendrúscolo que me disse que comigo resolveria "lá fora".

    Quanto as formas de eleição, enviei correspondência para a Auxiliadora Predial (protocolada) e outra para o Síndico (também protocolada). A imobiliária respondeu que caberia ao Síndico, Sr. Nivaldo a organização do pleito, e, o mesmo não respondeu absolutamente nada. Como eu era o único que se apresentou antecipadamente como candidato, para não variar fui desconsiderado.

    Vendo a turma que toma conta de 90 procurações rindo e debochando de amigos e vizinhos que nem conheço e que me falaram que estavam ali para votar em mim, fiquei revoltado, achei que não podíamos ficar na assembleia fazendo papel de bobos e resolvi, depois de conversar com um amigo (advogado) que convidei para a assembleia de solicitar que nos retirássemos, pois de nada adiantaria, já estava tudo decidido, Para minha surpresa uma grande número de condôminos se retirou. O que me deixou mais anojado foi quando vi e ouvi, alguns vizinhos dizendo "Xô ....fora ....Xô.....agora nós vamos decidir tudo....Xô fora....vão...vão....rua.... Pra mim foi revoltante, deprimente......

    Podem estar certos, aprendi, aprendi muito.... falei coisas que não devia ....para pessoas que sempre admirei, já me desculpei com os mais próximos e aqui me desculpo com os demais....

    Um Grande Abraço, Antonio Boelhouwer.

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez venho a publico dizer que continuamos recebendo comentários críticos e acusatórios que não estão sendo postados por serem anônimos. Em várias situações, assembleias, emails e nos comentários ao blog, somos acusados de covardes por usarmos do artifício do anonimato. No entanto, nossos mais ferrenhos opositores e acusadores, estes sim, utilizam-se deste artifício e não dizem quem são. Nós, sempre, questionamos e criticamos e também muitas vezes apoiamos, assinando nossos textos e comentários, falando nas assembleias, pois não temos nada a temer, afinal não somos opositores como tantas vezes nos acusam. Se assim fossemos, não teríamos resolvido o problema da coleta seletiva que funciona muito bem até hoje, não teríamos resolvido o problema da luz que tanto afetou nosso condomínio e, ainda, não estaríamos levando adiante a solução junto a CEEE e tantas outras situações que venham a ser interessantes para a melhoria do nosso condomínio, sem sermos síndico (nem ganharmos para tal), sem sermos conselheiros... Se fazemos levantamentos das despesas de nosso condomínio é, pura e simplesmente, pela razão de não termos nossas dúvidas sanadas, nossos levantamentos confrontados com os levantamentos da administração. Tudo nos é negado. Mas o condomínio é de todos os condôminos, e o que fazemos é para melhorar o lugar em que moramos e não para brigar com vizinhos.
    Sendo assim, me pergunto: e somos nós os covardes???
    Por favor, estas atitudes não são saudáveis e não cabem mais em nossa comunidade, não é mesmo? Assinem suas opiniões, assinem seus textos. Mesmo criticando ou acusando, nós vamos publicar, a comunidade precisa ler e saber o que as pessoas pensam e, assim, poder julgar e formar sua própria opinião. Não se acovarde, lute!!! Precisamos urgentemente de um condomínio melhor para se viver..
    Maria Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem pessoas que mesmo ouvindo não querem entender, mesmo vendo não querem enxergar, e mesmo não comparecendo julgam.... aí é muito fácil criticar.

      Gilmara T 24

      Excluir
  7. Sou participante do grupo MaisCantegril e sempre deixo muito clara minha opinião sobre os assuntos abordados. Na última assembleia fui a público informar que uma das ações contra o síndico foi nosso grupo que interpôs e ela tem como objetivo a apresentação de documentos, e também fiz em público defesa desta mesma ação quando questionada por um ex-síndico que se achou prejudicado. Com todas as pessoas que converso deixo muito clara minha opinião e sempre "assino" o que digo ou escrevo. Pessoalmente não entendo que caráter pode ter uma pessoa que escondida no "manto" do anonimato nos critica ou agride, mas tem medo de se identificar. É impressionante que certas pessoas queiram viver em sociedade e ao mesmo tempo não queiram respeitar o que esta mesma sociedade elege como regras, mas infelizmente regras morais e regras legais não são sinônimas.
    Mauro Coelho
    A21

    ResponderExcluir
  8. Prezado Srº Mauro ,

    Gostaria de saber qual sua opinião sobre o caráter do então "auto denominado" GREGÓRIO DE MATOS GUERRA.
    Tal pessoa, que se utilizou deste codinome, defendia as mesmas questões levantadas pelo Grupo Mais Cantegril, o que me leva a crer que este faça parte do mesmo...
    Em nenhum momento encontrei neste Blog , qualquer crítica à ações e correspondências enviadas por esta pessoa...
    Sendo ela partidária de suas opiniões, pode então permanecer no anonimato sem que seu caràter seja questionado.

    Simone Pacheco Lote Q22

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Sra. Simone,
      Como digo a quem me pergunta: concordo plenamente com as opiniões do “chamado” GREGÓRIO DE MATOS GUERRA porém não concordo com o anonimato, pois quem me conhece sabe que expresso minhas opiniões diretamente e de forma muito clara, procuro não deixar dúvidas sobre o que penso.
      Não é somente a senhora que tem curiosidade em saber quem é o “chamado” GREGÓRIO DE MATOS GUERRA, todos do grupo MAISCANTEGRIL também tem sua apostas de quem seja esta pessoa.
      Não posso criticar o posicionamento das correspondências porque concordo com o que esta pessoa escreve, porém critico firmemente a conduta de anonimato, dele ou de quem quer que não se identifique.
      No blog criticamos os e-mail anônimos que recebemos e não postamos comentários sem identificação, por isto não existe nenhuma postagem ou comentário assinado por GREGÓRIO MATOS DE GUERRA, pois também houve a tentativa de postagem no blog.
      Pessoalmente acredito que quem expressa suas opiniões tem que ter o caráter de assumir o que pensa ou fala e assumir suas atitudes ou ações, eu tenho esta conduta e quem de alguma forma conviveu ou trabalhou comigo sabe que sou assim.
      Mauro Coelho
      A21

      Excluir
    2. Sra. Simone e Sr. Mauro...

      Não preocupo-me em relação aos textos do "Gregório" pois nada mais são do que respostas dadas aos informativos da administração que infelizmente recebemos e pagamos, como por exemplo: aos insatisfeitos que se mudem, pessoas que por não terem as mesmas idéias serem chamados de anti-éticos e outras pérolas....

      Preocupa-me muito mais em querer saber quem é a pessoa que fez denuncia anônima, caluniosa, maldosa e irresponsável contra um pai que ama seu filho. Esse pai querendo defender um direito legítimo levou a administração do condomínio a justiça e milagrosamente dias depois recebeu a "visita" do conselho tutelar ...

      Pois é....acontecem coisas assim no nosso "paraíso"

      Gilmara Oliveira - T24

      Excluir
  9. Por favor , gostaria de saber se esta pessoa que assina
    como Gregório de Matos Guerra publicou ou comentou algum assunto pelo BLOG MAIS CANTEGRIL ?
    Obrigado
    Ruth R. Peroba 37

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sra Ruth, nunca publicamos nenhum texto ou comentário da pessoa que assina com o pseudônimo de Gregório de Matos Guerra por que não concordamos com o anonimato e solicitamos a todos que assinem seus comentários como nós mesmos fazemos.
      Maria Paula.

      Excluir

Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.