segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Bazar Arte e Moda


CONVITE

O Cantegril Clube, atendendo aos pedidos de moradores dos condomínios, através de sua Direção Social, realiza no próximo fim de semana, na sexta, dia 28/9 das 17h às 22h e no sábado, dia 29/9 das 10h às 20h o 
BAZAR ARTE E MODA
 Convidamos a todos os moradores dos condomínios para visitar o evento que contará com atrações interessantes além de bonitas peças que estarão a venda. 
Vera Degani
Diretora Social

http://www.clubecantegril.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=105:bazar-arte-e-moda&catid=39:noticiaseventos&Itemid=56

(Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados. Obrigado.  
Grupo MaisCantegril)

8 comentários:

  1. Bom dia.

    Gostaria de saber se alguém pode me informar por que o Cantegril Clube mandou cortar mais de 30 árvores frutíferas que tínhamos logo no início do caminho de acesso aos condomínios, do lado oposto(ao muro), antes da hípica?
    Para mim foi um absurdo, pois em nada estavam atrapalhando e além de cortarem pintaram com tinta branca (para não brotar mais) os pedaços dos troncos que sobraram - uma verdadeira matança ambiental.
    Esta mesma administração já cometeu o desparate de cortar uma grande quantidade de eucalíptos na sede, ao lado da piscina, e para quê?
    Recentemente também construiram, logo na entrada do clube, quando passamos o portão,um "barraco" com telhado em fibrocimento (de péssimo gosto) para abrigar um balcão de bar, porém também cobriram uma árvore , o que a levará à morte em breve.
    Todos estes exemplos, na minha opinião são demonstrações concretas de que esta administração NÃO SABE CUIDAR E GUARDAR UMA SEDE "CAMPESTRE",uma falta total de cuidado com a natureza logo num clube que deveria preservá-la!!!
    Até quando vamos permitir estas atrocidades?
    Att.
    Ângela Ungaretti

    ResponderExcluir
  2. Sra. Ângela, o que foi realizado no pomar de laranjeiras do Clube Cantegril nada mais é do que uma poda de regeneração nas plantas mais velhas (improdutivas) e poda de frutificação nas plantas mais novas (que ainda apresentavam boa produção). Esta poda foi realizada por mim junto com os funcionários do Clube. Sou Engenheiro Agrônomo há 07 anos e tenho experiência na área da fruticultura. Meu nome é Augusto Alves Graeff (CREA: RS 140849) e sou eu o responsável por este projeto, que é a Revitalização do Pomar. Não utilizamos tinta branca e sim uma simples pasta de cal (água + cal virgem) e esta pasta serve apenas para proteger as plantas que foram podadas de forma mais drástica. Trata-se de uma providência técnica para melhorar o índice de sobrevivência dessas plantas. Como a Sra. já pode ver ... estas plantas já estão brotando. É verdade que não são todas ou 100%, mas a maioria esmagadora está brotando. Além disso, creio fortemente que estas que ainda não brotaram ... ainda vão brotar. A idéia é, em suma, fazer com que as plantas velhas e improdutivas voltem a produzir ... com uma copa mais equilibrada, que facilite a colheita e eventuais tratamentos. Para as plantas mais novas ... estamos visando ajustar também a formatação da copa e também torná-las mais produtivas do que já são. Posso lhe dizer de forma sintética que as ações consistem em: avaliação, monitoramento, poda, adubação via solo, adubação foliar, proteção com caldas específicas e raleio. Além disso, existe tb a idéia de introduzir mudas novas neste pomar. NÃO HÁ MATANÇA AMBIENTAL!!. Estas plantas foram adquiridas e plantadas pelo Clube. Portanto, trata-se de um pomar de frutíferas que pode ser podado sem problema nenhum. Quanto a cortar eucaliptos ... não vejo por que razão a Sra. critica este procedimento sem saber qual era a sua finalidade. De acordo com a legislação ambiental vigente ... eucaliptos podem ser cortados sem a autorização de órgãos ambientais controladores. O mesmo vale para Pinus e Acácia. Essas plantas já estão saturando o nosso ambiente, são exóticas e são exploradas comercialmente. Por já serem consideradas "vulgares" .. a legislação permite o seu corte de forma livre (s/ autorização). Certamente o Clube deve ter cortado estes eucaliptos porque eles estavam colocando em risco alguma estrutura utilizada por pessoas ... ou o clube precisava de lenha p/ alguma finalidade.
    É MUITO IMPORTANTE ... termos cuidado quanto postamos comentários na internet. Fica registrado e perde-se totalmente o controle quando o conteúdo vai para mundo on line. Antes de postar .... informe-se, tome cuidado, pois se não fizer isso ... pode acabar se incomodando.

    ResponderExcluir
  3. Complementando a resposta do Engenheiro Agrônomo, a Direção do Clube esclarece que existe uma preocupaçao com a preservação do meio ambiente, tanto que, foi chamado para exercer atividade um especialista na área para que não se corre-se o risco de comprometer o meio ambiente. Qualquer informação complementar, estamos a disposição na secretaria do Clube.
    Eduardo Pinto de Carvalho
    Vice-Presidente Executivo

    ResponderExcluir
  4. Confesso que também fiquei incomodado com o visual das árvores cortadas e também imaginei que o branco era cal, mas com o propósito que não brotassem mais.

    Parabéns, então, ao Clube Cantegril pelo cuidado com aquelas árvores e pelos critérios técnicos usados na poda.

    Agora que temos esse importante meio de comunicação interna, que é o MaiCantegril, sugiro que o Clube sempre poste alguma informação quando ocorrerem alterações como essas. Isso ajudaria a valorizarmos mais o Clube, na medida em que podemos acompanhar o zelo com que ele é cuidado, fortalecendo sua preservação. Fica, portanto, a sugestão.

    Marcus
    H22 e H23

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Sr. Augusto.

    Em relação a poda realizada nas árvores frutíferas, se realmente elas sobreviverem só posso te agradecer pelo teu trabalho, mas durante toda minha vida sempre observei que a colocação da cal virgem na ponta das árvores tinha a função de não deixar brotar - bem, se o contrário é verdade, fico muito feliz com a tua informação.
    Quanto aos eucaliptos e/ou qualquer outra árvore "vulgar" para mim a sua derrubada não se justifica por que a legislação assim autoriza (vide o novo código florestal), muito menos para exploração comercial.
    Agora em relação ao barraco que contruiram sobre uma árvore na entrada do clube, eu não entendi - poderiam ter escolhido uma outra alternativa. Sou arquiteta há mais de 20 anos (com inúmeros projetos publicados)e não posso deixar de comentar, não faço críticas para atrapalhar, muito pelo contrário, me coloco à disposição se precisarem trocar alguma ideia futuramente.
    De qualquer maneira te agradeço os esclarecimentos. Concordo com o Marcus quando sugere que o clube dê publicidade as alterações que pretende realizar, afinal somos sócios dele.
    Obrigada.
    Att.
    Ângela Ungaretti

    ResponderExcluir
  6. Bem ... como disse anteriormente, a função da cal neste caso específico foi proteger a planta. Alguns cortes abriram "feridas" grandes ou expuseram a parte interna da madeira. Esta exposição pode facilitar a entrada de microorganismos patogênicos ... capazes de comprometer a sobrevivência da planta. A cal ajuda a cicatrizar ... assim como protege toda a planta do excesso de sol. Antes de ser podada, a madeira recebia menos luz solar, pois existia leve sombreamento ... depois de fortemente podada a madeira, logicamente, ela passa a receber essa luz com maior intensidade. A cal tb serve como uma fina "capa" protetora para estas plantas e não é tóxica. Lembrando que só recomendo a caiação em casos como este ... sou contra a caiação simplesmente para fins estéticos. Fique tranquila, pois todas estão vivas e brotando. Vamos seguir com a adubação via solo p/ atingirmos os objetivos mais rapidamente. Simplesmente segui aquilo que estudei na faculdade e que pude visualizar ... na prática .. sendo realizado no pomar de citrus da Estação Experimental Agronômica da UFRGS (Eldorado do Sul-RS)... e que funcionou perfeitamente. O pomar desta Estação Experimental, que tinha mais de 30 anos, foi revitalizado e continuou produzindo por muitos anos. Pode deixar comigo ... pq vou terminar o que comecei. Creio que agora ficou mais claro o porquê destes procedimentos.

    ResponderExcluir
  7. Quanto a publicidade ... posso lhe assegurar que eu mesmo cuidei disto. Usei uma grande rede social ... o Facebook e utilizei o site Jornal Cantegril, que existe há 03 anos e que é conhecido por muitos condôminos. O Blog Mais Cantegril não é o único veículo on line que trata do nosso condomínio e do clube. O Blog é bastante acessado, está bem popularizado ... mesmo com pouco tempo de existência ... o que é admirável. Isso mostra que este grupo que "toca" o Blog é unido e possui muita disposição, mas devo lembrá-los que existem outras ferramentas on line que tb servem para a divulgação.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns a todos que participam , sendo com críticas, sugestões e até lições. Sei de muitas pessoas que também ficaram estarrecidas com a poda e não se manifestam publicamente, apenas comentam. Aos que aqui se pronunciaram fica uma lição de que se tivermos pessoas desta grandeza, que se preocupam com o que acontece em nossos Condomínios e no Clube teremos pela frente uma evolução espetacular em nossas relações humanisticas, pois quem criticou obteve uma resposta digna e sem ofenças e em seguida se desculpou oferecendo-se para ajudar e os que apenas leram também se beneficiaram e com certeza vão divulgar as informações. Parabéns também ao Presidente do clube e suas boas intenções que já são percebidas por grande parte dos sócios e condôminos e ao pessoal do MAIS CANTEGRIL que vem cada vez mais colaborando com a divulgação das notícias , eventos e de quase tudo que acontece neste CANTEGRIL.
    Saudações a todos
    Antonio - fase 2

    ResponderExcluir

Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.