quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Atletas do Cantegril

Atualmente estamos mais próximos do Clube Cantegril devido ao belo trabalho desenvolvido pela Diretora Social Vera Degani, integrante do Grupo MaisCantegril. Temos visto o empenho do Clube nas melhorias e propostas de aproximação e convite para a participação dos sócios nas atividades... pois sem os sócios, um clube não tem sentido, não é mesmo?

E é com grande alegria que vemos nossos jovens como potenciais esportistas a serem valorizados pelo Clube.

A exemplo da turminha do judô, que tem trazido muitos títulos ao Clube Cantegril e sensibilizados pelo relato da mãe de uma aluna e do professor de judô, viemos a público pedir  para que o Clube, na pessoa do diretor esportivo, valorize mais estes atletas proporcionando um espaço melhor para treinarem, com material adequado (como tatames novos - os que existem são muito velhos e com mofo, tendo causado fungos e alergia nas crianças) como incentivo ao esporte com retorno e reconhecimento ao clube.

Seria muito ruim para nossa comunidade que as crianças migrassem para outros clubes que ofereçam condições mais adequadas de treino.

A exemplo de nossa eterna Miss Universo Ieda Maria Vargas, que levou consigo o nome do Clube Cantegril mundo afora, quem sabe nossos atletas possam fazer o mesmo!

Não vamos abandonar estes talentos!


Nossos parabéns a esta turminha campeã pelos títulos conquistados!



Abaixo, o texto escrito pelo professor de Judô, Leandro Teixeira.


"O judoca não se aperfeiçoa para lutar, mas luta para se aperfeiçoar."
Mestre Jigoro Kano
Mestre Kano criou o Judô com o objetivo de formar homens de bem, voltados para a virtude, fraternidade e o benefício mútuo. Sozinhos não evoluímos, por isso esta filosofia oriental prima pelo companheirismo.  De duas maneiras este é praticado, a saber: no treinamento e na competição. A primeira no cotidiano, enquanto a segunda mais esporádica.
Para o Judô (filosofia, arte marcial e esporte) a competição (luta) não é o derradeiro ensino, mas um  instrumento para o aprendizado final. Ganhar ou perder indicará sempre um aprimoramento, seja ele intelectual, moral, motor ou fisiológico. Este aprimoramento, independente da vitória, faz parte da metodologia utilizada nas aulas e treinos no Judô Cantegril.
Neste sentido, no mês de Setembro de 2012 os alunos do Judô Cantegril participaram de duas competições.
A primeira, no dia 15, ocorreu em Alvorada/RS. Com a presença de 200 atletas, das mais variadas escolas judoístas do estado.
Eis o resultado obtido por eles:
Giovanna Casa Nova, mirim - campeã;
Paulo Casa Nova, infantil - 2º lugar;
Thayan Coelho, infantil - 5º lugar;
Felipe Swirsky, sub 13 - 2º lugar;
Letícia Peres, sub 15 - 3º lugar;
Gregory Goulart, sub 15 - 5º lugar.


A segunda, no dia 29, ocorreu em Porto Alegre/RS. O Campeonato Citadino é a mais importante competição desta cidade. Nela estiveram presentes mais de 750 atletas, no total.
Os resultados foram estes:
Giovanna Casa Nova, mirim - 3º lugar;
Thayan Coelho, infantil - 5º lugar;
Felipe Swirsky, sub 13 - 5º lugar;
Paulo Casa Nova, infantil - 5º lugar.
Parabéns pela participação e pelo desempenho. Na certeza de que todos os envolvidos se retiraram da competição melhores do que quando nela adentraram.
(Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados. Obrigado.  
Grupo MaisCantegril)

4 comentários:

  1. Oi!
    Parabens gurizada do judô! Que este seja o primeiro passo para muitas vitórias na vida.
    Iolanda vieira

    ResponderExcluir
  2. Morador da fase 4 - José Lauro Iaksch

    O Judô criado pelo professor Jigoro Kano, para ser um método eficiente de educação física, e contribuir para a formação do povo Japonês e mundial.

    Sempre pregou por princípios rígidos e bem definidos, tais como:

    Disciplina, Respeito, Humildade.

    Disciplina tem a mesma etimologia da palavra "discípulo", que significa "aquele que segue". Também é um dos nomes que se pode dar a qualquer área de conhecimento estudada e ministrada em um ambiente escolar ou acadêmico. Geralmente diz respeito a uma Ciência ou Técnica, ou subderivados destas. Aqueles que seguem uma disciplina podem assim ser chamados de discípulos (wikipédia).
    Respeito. O respeito juntamente denota um sentimento positivo de estima por uma pessoa ou para uma entidade (como uma nação, uma religião, etc.) e também ações especificas e condutas representativas daquela estima. Respeito também pode ser um sentimento especifico de consideração pelas qualidades reais do respeitado (Ex: Eu respeito o julgamento dela). Pode também ser conduzido de acordo com uma moral específica de respeito. Ser rude é considerado uma falta de respeito (desrespeito) enquanto que ações que honram a alguém ou a alguma coisa são consideradas respeito. Morais especificas de respeito são de importância fundamental para muitas culturas. Respeito por tradições e autoridades legitimas são identificadas por Jonathan Haidt como um dos cinco valores morais fundamentais compartilhados para um maior ou menor por sociedades diferentes e indivíduos diferentes. Respeito não deve ser confundido com tolerância porque tolerância não diz necessariamente nenhum sentimento positivo, e não é compatível com desprezo, o contrário de respeito A palavra respeito vem do latim respicere que significa olhar para trás. Isso evoca a idéia de julgar alguma coisa em relação ao que foi feito quando é valoroso ser reconhecido. Além, a noção de respeito implica que pode ser aplicado para uma pessoa que fez algo certo, mas também para qualquer coisa afirmada no passado como uma promessa, a lei, etc. Isto também é porque na maioria dos idiomas, ....segue

    ResponderExcluir
  3. continuação...

    ...é dito que o respeito deve ser merecido (wikipédia).
    Humildade vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa modéstia, cordialidade, respeito, simplicidade, honestidade e passividade. A humildade dos que vivem na pobreza, pode ser vista, pelos ricos, como uma fraqueza ou maneira de promover reverência e submissão das classes populares.
    Diz-se que a humildade é uma virtude de quem é humilde; quem se vangloria mostra simplesmente que humildade lhe falta. É nessa posição que talvez se situe a humilde confissão de Albert Einstein quando reconhece que “por detrás da matéria há algo de inexplicável”.
    Por humilde também se pode entender a personalidade que assume seus deveres, obrigações, erros e culpas sem resistência. Assim, se pode dizer que a pessoa ou indivíduo "assume humildemente".
    Pois bem se disciplina vem de discípulo (aquele que segue), e um atleta se mostra indisciplinado em dado momento, esta falta de disciplina pode ser atribuída a seus mestres, pais e professores, é lógico que culpar um professor pela indisciplina de um aluno iniciante seria injusto, mas quando esta falta de disciplina ocorre com alunos que já praticam o judô há anos e tem um graduação alta e uma idade que permite a compreensão e seus atos, creio que assim podemos o fazer. Acredito que se olharmos o grupo de determinada escola de judô poderemos ver o perfil de seu mestre. Se eu nutro um sentimento de estima por alguém (Respeito) e tento de certa forma reproduzir suas atitudes e exemplos deste “alguém” é lógico também que estou representando o grupo no qual estou inserido. Se ser humilde é não projetar-se sobre alguém é nítido para mim que, que uma pessoa que tenha o mínimo desta virtude, jamais xingaria um arbitro ou um superior seu para tentar prevalecer sua vontade, muito pelo contrario prestaria a atenção no que lhe é dito para ver se pode evoluir como pessoa.
    Cid Júnior, Kodansha – 6° dan

    ResponderExcluir
  4. Saudações a todos os sócios do Cantegril Clube e vizinhos Condôminos dos Condomínios Cantegril

    O judô é esporte Olímpico.
    Em meados de 2010 a Vice Presidência de esporte do Cantegril Clube criou o dpto de judô, pois também fomos judocas fervorosos e apaixonados (em idos tempos) e diga-se, quem teve contato com o judô em alguma fase da vida jamais deixará de amá-lo, com o mesmo intuito declarado pelo nobre professor Leandro.
    Por conhecermos sua ilibada reputação e caráter altruísta, foi aceita sua indicação por outro professor amigo. E que sorte tivemos, pois o sensei Leandro foi além da expectativa, eis que se dedica de forma patriarcal com seus judocas oferecendo toda sua experiência adquirida junto a arte marcial oriental do judô.
    E tivemos todo o apoio da Presidência do Clube.
    Como ainda somos um clube em nova fase de formação, a Presidência Executiva analisando as prioridades patrimoniais dedicou ênfase em outras áreas fundamentais para a continuidade institucional do Clube, sem antes, porém, no caso específico do judô, dedicar um capítulo à parte, pois esta nobre arte marcial e Esporte Olímpico é oferecida sem qualquer rendimento ao clube que optou por fornecer aos sócios um novo segmento esportivo isentando o sensei e assim motivar a prática do judô no clube.
    E pelo jeito, a coisa toda já criou forma. E, sem dúvida, com a participação de todos vamos melhorar cada vez mais as instalações esportivas.
    Tudo é difícil, mas não esmorecemos!
    Todas as formas de ajuda são bem-vindas. A Vice Presidência de Esporte sempre está de portas abertas a quem vier para ajudar e dar novas sugestões e idéias para as práticas esportivas dentro do Clube.
    Permitam-me, já antecipo para breve a criação do 1º torneio interno de tênis nas quadras do clube que será aberto a todos, com o mesmo intuito de divulgação da prática do tênis e como formação e estreitamento de amizades.
    PARABÉNS NOVAMENTE AOS JUDOCAS DO CANTEGRIL CLUBE, POIS SUAS CONQUISTAS SÃO O NOSSO ORGULHO.

    Contate conosco.
    Precisamos de você.

    Rafael Morosini
    Vice Presidente de Esportes

    ResponderExcluir

Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.