segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Faltas de Luz no Condomínio

VOCÊ ATUALIZOU SUA CARGA DE ENERGIA JUNTO A CEEE?
VOCÊ COMUNICOU A FALTA DE ENERGIA DIRETAMENTE PARA A CEEE?

Queremos anunciar a todos, como responsáveis pela parceria CEEE/Condomínio Cantegril, dando seguimento a esta troca com a Companhia em função das frequentes faltas de luz que tem ocorrido nestes últimos dias.
 Fomos até a CEEE e nos foi relatado e mostrado que, daqueles formulários que foram entregues às administrações das fases do Cantegril e encaminhados à Companhia para que fosse atualizada a nossa carga, vários estavam incompletos. Foi-nos relatado o que segue:
Em relação à falta de luz na noite de Natal havia apenas uns seis chamados do Cantegril, enquanto que, por exemplo, em Águas Claras mais de 200. As equipes da CEEE atenderam primeiro o local onde houve mais problemas, ou seja, de acordo com o numero de chamados.
De nada adianta os moradores ligarem para a portaria para reclamar e acusar a falta de luz.
Solicitamos aos funcionários, especificamente ao Sr. Souza, que envie torpedos, pelo menos cinco, correspondentes as nossas instalações comuns no condomínio: nº 23146303, nº 30918618, nº 33230960, nº 46066535 e nº 50366700. Mais do que isto os agentes de portaria não podem fazer.
Todos nós devemos enviar torpedos diretamente para CEEE e/ou ligar para o 0800 721 2333.
Orientamos deixar gravado em seu celular o numero para envio do torpedo: 27307 e na mensagem escreva a palavra LUZ mais o NÚMERO da instalação (http://www.ceee.com.br/pportal/ceee/Component/Controller.aspx?CC=43033). Sugerimos inclusive mandar torpedo mesmo que não se esteja no condomínio, ao saber da falta de luz pelas redes sociais. Quanto mais ligações e torpedos enviados, mais caracteriza a urgência do atendimento. Assim teremos atendimento imediato.
  Quanto à atualização das cargas, a Companhia nos disse que apenas uns 150 formulários foram efetivamente aproveitados, os demais estavam com preenchimento incorreto, pois faltava endereço, assinatura e número de instalação (dados necessários para serem consideradas as informações). Também foram entregues formulários sem nenhuma informação do consumo dos eletrodomésticos das residências, o que não tem utilidade para o que foi proposto.
Por este motivo, os moradores que não entregaram ainda seus formulários ou o fizeram de forma incompleta devem ligar para o 0800 721 2333 e atualizar suas cargas. O site http://www.ceee.com.br/pportal/ceee/Component/Controller.aspx?CC=1221 poderá ajudá-los a encontrar os valores de carga correspondente a cada eletrodoméstico. 
O correto seria que os Síndicos promovessem este procedimento com todos os moradores igualmente, urgentemente.
Deve-se solicitar ao sindico que disponibilize formulários para quem queira fazer sua atualização e entregar na CEEE. Se quiserem maiores informações podem contatar-nos pelo email maiscantegril@gmail.com, pois temos o maior interesse em  evitar os constantes cortes de luz e ver resolvido este problema que tantos transtornos nos causam.
Informamos que, se todos nós não fizermos nossa parte atualizando nossas cargas e sendo responsáveis por usar os recursos necessários para a efetiva solução dos problemas, não resolve nada ficarmos sentados em nossas poltronas (no escuro) reclamando que não tem luz e esbravejando contra a CEEE e etc. 

Temos que nos unir para que as coisas mudem e funcionem!
Fale com seu vizinho para também aderir aos procedimentos!
Mãos a obra pessoal!
Atitudes são necessárias e muito bem vindas!

(Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados. Obrigado. Grupo MaisCantegril.)

19 comentários:

  1. Prezados do MaisCantegril:

    Penso que os problemas constantes de falta de luz não decorram da falta de atualizações de formulários de consumo e nem que o um atendimento rápido dependa do número de “torpedos” enviados. Parece que o problema é mais grave e decorre de uma estrutura precária da própria CEEE e de uma administração deficiente dessa estatal que, não querendo admitir sua deficiência, joga a responsabilidade nos consumidores.

    Não é admissível que a empresa gerencie seus atendimentos por quantidade de “torpedos” em situações em que a falta de energia é generalizada. Será que não há nenhum computador lá que informe a vastidão do apagão? Será que não conseguem nem ver de uma janela que seu produto (a eletricidade) faltou? Avisar o número da instalação só serve no caso de um transformador específico e casos isolados, ou será que a CEEE não sabe da imensa área no escuro que provoca e dependa desse recurso para operar? Creio que não.

    Nos últimos dias, não havia tempestade, o clima estava ameno, ou seja, sem sinais de sobrecarga. O problema lá na CEEE deve ser outro e inconfessável, pois ficam se “defendendo” colocando a culpa em formulários e “torpedos”. Até porque a estatística de número de “torpedos” e sua distribuição por região só pode ser feita posteriormente e não no momento do apagão. Eu mesmo mandei uns seis. Não acredito que a CEEE possa emitir uma declaração que foi sobrecarga o que causou os problemas e nem que se move por estatísticas de “torpedos”.

    Quando ao nosso condomínio, é de lamentar que o MaisCantegril tenha que tratar de tal assunto com um porteiro, o “Sr. Souza”, como foi mencionado. Em processos judiciais recentes, foi justamente esse funcionário que mentiu em juízo contra a assembleia para manipular uma eleição, declarou que podia convocar quando bem queria funcionários para fazer hora extra, sem registro no ponto e que o condomínio não pagava tais horas extras. O mesmo que, quando recebi denúncia anônima falsa junto ao Conselho Tutelar, na portaria, foi instigar maliciosamente a agente contra minha pessoa, como consta do relatório do dito conselho. Solicita formalmente junto ao síndico sua demissão por justa causa, foi dito por ele que o caso era antigo e que a medida seria “desproporcional”. E o Sr Souza está sendo processado criminalmente pelo Ministério Público pelas declarações falsas que produziu. Pergunto: o que mais justificaria uma demissão de um porteiro de condomínio?

    E continua aí, na função de atender o MaisCantegril, que não se reportou ao síndico e tratou desse assunto com um porteiro com essas credenciais. Lamentável.

    O melhor seria o síndico utilizar a recente Lei de Acesso a Informação, promovida e sancionada pela presidente Dilma para exigir da CEEE explicações das causas dos apagões e do número de funcionários que a empresa tem disponíveis para os atendimentos e como eles são convocados e alocados nessas situações. Com a resposta formal é que se pode pensar nas medidas a serem tomadas.

    Marcus
    H22 e H23

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    1. Admissível ou não, é assim que está funcionando o atendimento da CEEE. Antes por telefone e agora eletronicamente, quanto mais chamadas (leia-se: quanto mais incomodarmos) mais rápido será o atendimento. Quanto ao Mais Cantegril se reportar ao porteiro, fizemos desta forma porque o porteiro é funcionário do condomínio (pago por nós) o que não exclui em absoluto a responsabilidade do síndico tomar conhecimento e providenciar a demanda feita por nós. Cobramos da administração como um todo. E, não foi à toa que a Presidente Dilma coloca em lei a exigência da CEEE explicar apagões e atender aos problemas decorrentes da falta de luz. Não é só o Cantegril que passa por este problema, 'parece' que é um problema nacional. Então, vamos fazer a nossa parte e promover que a CEEE nos enxergue... se não dá para mudar o mundo, vamos pelo menos melhorar a nossa vida...
      Paula
      A21

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  2. ola pessoal,não entendo porque devemos encaminhar esses formulários.A CEEE não nos cobra mensalmente a conta com a média de 12 meses de consumo de energia? então é só calcular o consumo da região.O que falta é boa vontade .Estão nos enrolando,como fez o técnico que estava 'triplicando' a capacidade dentro do condomínio,.O que falta é também é investimento.Obrigado

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    1. Prezado Pedro, não concordamos com o que dizes por que põe por terra todo um trabalho que estamos fazendo junto a CEEE.. Sabemos que é uma empresa estatal com todos os seus problemas e ranços de empresa pública, mas a verdade é que temos tido retorno sempre que contatamos com eles.. Eles precisam sim saber das cargas para trocar transformadores. Até para calcular o consumo da região ela precisa da atualização de carga. A crise de energia é nacional, regional e pontual. Estamos tentando solucionar o nosso problema pontual e contamos com tua colaboração. Teu comentário destrói nossos esforços. Podemos não resolver o problema com a estatal CEEE, mas podemos conseguir sanar as nossas faltas de luz. Se quiseres colaborar, estamos a disposição como sempre estivemos.
      Um abraço
      Maria Paula.

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    2. Pedro...
      Não concordo com tua posição..
      Pode faltar investimento, mas pelo menos estamos tentando mudar nossa situação, estamos fazendo alguma coisa, estamos lutando para as coisas melhorarem. Antes faltava muito mais luz, após as trocas de geradores e realocação da fiação as coisas melhoraram bastante. Cabe as pessoas relatarem mesmo quais equipamentos tem em casa, pois existe sim diferença entre uma casa que tenha vários eletrodomésticos e uma que tenha somente o básico como chuveiro, geladeira e uma tv...
      Estamos fazendo a nossa parte, não estamos acomodados, não vamos dizer de que nada adianta. Se não concordamos, se acharmos que dá para melhorar porque não lutar?
      Se nada fizermos será como estarmos apoiando e fazendo-os acreditar que está tudo bem.... É como em tudo que é lugar...

      Gilmara T24

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  3. O pior de tudo além das faltas de luz constantes, de ter meu orçamento onerado com recargas constantes de Oxigênio devido as faltas de luz por períodos longos durante a noite, recebemos dia 29 de dezembro, uma conta referente a 28 dias de consumo no valor de R$8017,60 (isso mesmo: mais de oito mil reais com vencimento em 03 de janeiro; reclamamos na CEEE, na ANEL, tentamos a Ouvidoria, PROCON, e a DEFENSORIA Pública já na quinta-feira em ritmo de final de semana só poderia nos atender após o vencimento da conta, toda esta peregrinação desde o dia 2/01 (devido ao feriadão do final do ano) de nada adiantou; tivemos que pagar a conta absurda sendo extorquidos num acordo onde o valor ultrapassa os DEZ MIL Reais devido ao parcelamento, não tivemos opção. Consideramos isso um avilte medonho, nos submetemos para evitar o corte do fornecimento que para nosso filho é vital. Também fomos aconselhados a pagarmos antes e discutirmos depois e em ação na justiça comum, por se tratar de ação contra o governo, o Pequenas causas não pode ser utilizado contra a CEEE. Vocês imaginam um consumo mensal de mais de 16 mil kw em 28 dias? Devido ao respirador que meu filho Ègon faz uso a nossa conta é bem mais alta, porém este consumo equivale a aproximadamente mais de ano e meio, pois ultrapassa o nosso consumo nos últimos 18 meses.
    Nunca recebemos desconto algum em função dos repetidos cortes de fornecimento da energia elétrica, porém durante as faltas de energia nós sempre ligamos e desde que viemos morar aqui estamos buscando o caráter prioritário nos reparos. O Amilco levou novamente dia 28 de dez os atestados do Égon mas até agora de nada adiantou, pois o atendente da CEEE afirmou que os atestados eram muito "difíceis" e devemos levar apenas 1 mais simplificado para o "técnico" que determina o atendimento prioritário, entender o atestado, pasmem que o atendente disse que nem CID precisa, apenas que o médico defina a enfermidade para que um leigo entenda.
    Resumindo somos REFÉNS da CEEE que tem o monopólio do fornecimento, e só nos deparamos com serviços de proteção e atendimento ao consumidor do tipo "Poncio Pilatus": lavam as mãos e a gente que se exploda.

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    1. Lyly, é lastimável o que ocorreu contigo. Se precisares de apoio e testemunho para as faltas de luz na busca de ressarcimento para tua questão junto a companhia de luz, conta comigo.
      Maria Paula
      A21

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    2. Lyly.... conte comigo também.. Gilmara T 24

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  4. Bom dia!
    Estávamos passando o Natal no Condomínio (Rua Cipreste - Fase IV) quando faltou luz nas primeiras horas do dia 25/12, só retornando às 06:45 hs da manhã, com um calor insuportável. Enviei torpedo exatamente como consta na orientação da matéria mas, quando 01:45 hs depois de ter voltado tornou a cair, desistimos e acabamos retornando para nosso apartamento em Porto Alegre por volta das 10:00 hs, onde rarissimamente ficamos sem energia elétrica. Uma pena que um grupo arregace as mangas e vá a luta conforme fez e faz este grupo digno de nossos maiores elogios mas, no momento em que nem os afetados diretamente pelas insistentes faltas de energia se dignam a tomar uma simples providência como preencher uma ficha, etc... fica realmente muito difícil.
    Fica aqui meus cumprimentos a este grupo que luta a favor de todos nós. Façamos nossa parte!!!
    Ótimo 2013,

    Augusto Ferreira

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  5. Parabéns mais uma vez ao Mais Cantegril pela competência com que trata os assuntos do condominio, mesmo não fazendo parte da administração diretamente, o que é uma pena.
    Roze Bugs

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  6. Olá Mais Cantegril,
    No Natal a situação foi realmente surreal e naquele calorão insalubre passamos a noite esbravejando sim, e mandando torpedos... só aqui dos celulares de casa foram mais de 6 com certeza. O 0800 não atendia.
    Ontem também mandamos vários torpedos, o 0800 atendeu e nos informou sobre o conserto que estavam fazendo (mas me questiono: tem que ser as 9 da noite quando todos estão em casa)? De tarde já tinha faltado luz e é lógico se tem que cortar a luz façam isso durante o dia quando temos a luz do dia ou de madrugada quando o consumo diminui.
    Mitos parabéns pelo suporte que vocês dão para todas as fases do condomínio.
    Cris Martin

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    1. Cris, realmente foi muito difícil passar o Natal sem luz e tem sido ruim estes períodos sem luz no verão. Estamos fazendo o possível para solucionar estes problemas e temos consciência das dificuldades que as empresas públicas tem na prestação de serviço em nosso país. Mas estamos fazendo o que é possível para minimizar este desconforto. Quanto mais pessoas envolvidas nesta luta, melhor.
      Obrigado pela força.

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  7. Bom dia, meu nome é Ilton Müller, sou condômino da Fase II e I.
    Tenho recebido os e-mails do mais cantegril, falando a respeito das questões relacionadas à CEEE. Já que existe essa "Parceria". Porque falta tanta energia. Foi no Natal, na semana passada, ontem novamente. Em nenhum desses dias choveu ou ventou. Falta de energia por diversas horas, não tem justificativa. Será que não está na hora do "Mais Cantegril" promover um movimento, chamando a imprensa, etc. Para que esse absurdo não se repita mais? Querer que todos os moradores de uma região preencham um formulário, dizendo quantos e quais equipamentos possuem em casa é um absurdo. Basta a CEEE verificar o numero de consumidores e atribuir um consumo médio, por residência. Uma pesquisa que fariam hoje, deixa de ser parâmetro daqui a seis meses. Me parece que é uma forma de ganhar tempo. É evidente que o problema é da estrutura da CEEE de Viamão, que é precária e não recebe investimentos adequados a muito tempo.
    Gostaria que publicassem isso no Blog.
    Obrigado.

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    1. Sr. Ilton Müller, o grupo MaisCantegril já providenciou, muito mais que apenas chamar a imprensa, em junho de 2012 organizamos um abaixo-assinado com mais de mil assinaturas e uma reunião com representantes da CEEE, o prefeito de Viamão e os Síndicos dos condomínios Cantegril, havia a imprensa presente.
      Apesar de poucos moradores presentes a reunião foi muito produtiva e esclarecedora.
      O Prefeito e o Engenheiro da CEEE mencionaram que houve reunião agendada em outubro de 2011 na prefeitura para discutir assuntos relacionados aos problemas de falta de energia no Cantegril e que não houve o comparecimento dos moradores ou síndicos para discutir.
      O comentário das autoridades nos alerta para a realidade de que quanto mais participação e interesse, maior a possibilidade de resolvermos os nossos problemas, caso contrário, não teremos nossas necessidades ouvidas. A reivindicação com participação é fundamental.

      Consulte neste Blog o texto: Reunião junto à CEEE (sábado, 21 de julho de 2012) http://maiscantegril.blogspot.com.br/2012/07/reuniao-junto-ceee.html

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    2. Iltom, o movimento já foi feito. O fato saiu na imprensa tanto e a RBSTV compareceu na reunião que foi no clube o ano passado. O que falta é a movimentação de mais moradores e também da administração que não compareceu na prefeitura e tampouco informou aos moradores interessados em melhorar nosso condominio sobre a reunião que iria acontrecer também no ano passado. Isso mostra desisnteresse e descaso.
      Gilmara Oliveira - T24

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    3. Bom dia Ilton,
      A parceria que o grupo Mais Cantegril conseguiu junto à administração da CEEE refere-se tão somente a um canal de comunicação com a empresa, não temos gerência sobre a administração, procedimentos e burocracia típicos de uma estatal.
      Já sabes qual é o problema da CEEE em Viamão quando comentas da falta de estrutura e investimentos, e nós tentamos amenizar o problema de abastecimento do Condomínio Cantegril, onde as interrupções são mais frequentes e demoradas que no resto da cidade.
      O preenchimento dos formulários de carga e o envio de torpedos nos casos de interrupção no fornecimento de luz, absurdo ou não, são procedimentos da CEEE, e estamos procurando atender todas as solicitações exigidas para que eles não tenham argumentos para “justificar” a demora no nosso atendimento ou a frequência com que falta luz.
      Como tu és Conselheiro da Administração da Fase II te informo que no abaixo assinado que fizemos em junho/2012, que resultou na reunião em outubro2012 com a CEEE e o prefeito de Viamão, APENAS 2 CONSELHEIROS da administração da fase II assinaram e não houve e não há NENHUM auxílio da administração da fase II ao nosso trabalho na tentativa de melhoria do fornecimento da CEEE.
      Como já mencionado anteriormente, as dificuldades são muitas, o trabalho é grande, precisamos seguir a burocracia da CEEE e é necessária a participação do maior numero de condôminos possível.
      Mauro Coelho
      A21

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    4. Prezado Mauro, além de tudo o que escreveste, vale a pena lembrar aos que não sabem, que no final do ano passado houve uma pode de árvores dentro do condomínio feita pela CEEE que decorreu da reunião do MaisCantegril com a empresa e com o Prefeito, da qual participei.

      Essa poda ao menos eliminou as interrupções do fornecimento de energia por conta de galhos na fiação elétrica em temporais.

      Seria bom pedir também à CEEE uma revisão desse trabalho, pois as árvores crescem bastante nessa época do ano. O trabalho de manutenção será bem menor e feito com pouco tempo.

      Marcus
      H22 e H23

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  8. Gostaria de solicitar a partipação da Administração do Condomínio Cantegril Fase 2 neste blog MAS principalmente através de AÇÕES CONCRETAS para corrigir os problemas estruturais (energia elétrica, APPs, coleta seletiva, segurança, etc.) que vem sendo aqui sistematicamente levantados e debatidos.

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  9. Caros vizinhos
    como cidadão e consumidor também me irritei com a falta de luz entre o natal e o ano novo. Infelizmente não temos como trocar de Companhia e nem como multar a CEEE pelas falhas.
    Conforme contato com a direção, temos diversos problemas em relação ao fornecimento de energia elétrica e uma maneira de melhorar o atendimento é atraves do recadastramento dos usuários. Conforme constatado o aumento da demanda na região a CEEE irá melhorar a distribuição da energia. Se está certa a maneira ou não de avaliar o consumo, infelizmente é o parâmetro que a Coompanhia utiliza, burocrática e protocolar. Se conseguirmos esta primeira etapa, poderemos exigir mais adiante a solução do problema.
    Saliento que no ano passado foi feito uma grande movimento com a participação dos Síndicos das diversas Fases e que infelizmente o Síndico e a maioria dos Conselheiros da fase II praticamente não se envolveram e inclusive retiraram um comunicado que estava junto ao formulário com informações inmportantes sobre o preenchimento.
    Espero que a atual administração se empenhe com a divulgação e com o recolhimento do formulário, conferindo inclusive se o mesmo está com as informações necessárias para sua validação.
    Entendo que deve ocorrer uma reunião do grupo maiscantegril com os Síndicos para mais uma tentativa de solucionar estes problemas.

    Lenio Fraga
    O14

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Obrigado. Grupo MaisCantegril.