quinta-feira, 21 de março de 2013

Retornando aos Trabalhos

          Olá vizinhos, depois de um longo período de férias e após as acomodações da volta às aulas e à rotina diária, retomamos nosso trabalho junto ao blog na busca de um viver cada vez melhor.
Aproveitamos para reforçar que, conforme o comunicado da Administração da Fase 2, distribuído no dia 12 de março, a coleta do lixo seletivo teve seu horário novamente alterado, retornando para o período da tarde, facilitando a nossa tarefa de colocá-lo todas as 3as e 5as, logo após o almoço ou na primeira hora da tarde nas lixeiras para ser recolhido.
Para aqueles que ainda não sabem, este lixo é recolhido pelo pessoal que trabalha do Galpão de Reciclagem da Estalagem e serve de sustento para algumas famílias (atualmente 8 famílias).
No dia 09 de março, estivemos visitando o Galpão para entregar algumas doações e mais uma vez tivemos um agradável bate-papo com a Blanca, nossa já amiga devido as visitas que fazemos lá com frequência  Ela nos contou que a  quantidade de lixo recolhida daqui havia diminuído muito, talvez porque estavam fazendo o recolhimento na primeira hora da manhã quando as pessoas ainda não tinham colocado seu lixo nas lixeiras. Ela tem esperança que o retorno do recolhimento no período da tarde traga de volta a quantidade que antes arrecadavam. Em outro momento, a Blanca já havia dito que nosso lixo é limpo e bem selecionado, coisa apreciada por eles que muitas vezes recebem lixo orgânico misturado ao lixo seco, o que é uma pena.
Então, pedimos aos vizinhos de todas as fases para que todos nós nos responsabilizemos pelo nosso lixo, separando-o adequadamente, colocando nos dias específicos para a coleta - 3as e 5as a partir da primeira hora da tarde - e, caso não haja a coleta nestes dias por alguma razão, que tenhamos o cuidado de retirar o lixo seco para que ele não seja levado como lixo comum para o aterro municipal.
Desta forma, estaremos fazendo a nossa parte para contribuir com o meio ambiente.

------ xx -----

INFORMATIVO COLETA SELETIVA (LIXO PARA GALPÃO DE RECICLAGEM)
Cartilha Coleta Seletiva 
Colaboração do Vizinho: Rafael Mottola Rocha - Fase II – Lote  Q 30.
 
- Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
- As opiniões expostas nos comentários não representam necessariamente as opiniões do Grupo MaisCantegril;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.

7 comentários:

  1. Prezados,
    Nesta quinta-feira, dia 21, o lixo seco não passou. Aliás, temos tido uma certa instabilidade na coleta, também do chamado lixo orgânico.
    Aproveitando a carona: há algum tempo eu e minha esposa temos refletido sobre o nosso acesso à portaria da Fase 2, em especial a dificuldade que muitos motoristas têm de fazer a curva, tanto na subida quanto na descida. O pessoal costuma "abrir" demais, tanto num sentido quanto no outro, o que aumenta o risco de colisões e desentendimentos. Nossa sugestão é que se faça ao menos o reforço na pintura divisória das faixas, e uma "sugestão" de trajeto, ou ainda, quem sabe, a colocação de tartarugas, que orientem menor os motoristas "menos habilidosos", digamos assim. Afora isso, pelo evidente aumento no número de moradores, tanto da Fase 2 quanto da 4, o acesso está ficando a cada dia mais complexo. Não seria o caso do condomínio avaliar a possibilidade de adquirir o terreno que está à venda ali na esquina, de forma a adaptar a entrada e saída da fase 2? Imaginem como vamos estar daqui a dois, três anos, se muito, com a progressiva venda de terrenos e construção de casas. Vai ficar inviável um acesso de mão dupla, com apenas uma pista para quem chega/desce (moradores e visitantes) e uma pista para quem sai/sobe. Fica a sugestão. A hora é agora. Depois que o terreno for vendido e alguém construir, vamos ficar para sempre "embretados".
    Abs,
    Ricardo e Fernanda, Pau Brasil 717

    ResponderExcluir
  2. Caro vizinho,
    boa colocação sobre o problema da curva na entrada/saída fase II e IV. A questão da aquisição do terreno, parece que foi discutido a uns anos atrás mas o preço estava alto demais.
    Sugiro que este assunto seja levado para a assembleia da fase II quando houver, pois a cada dia que passa estamos com o problema maior.

    Atenciosamente

    Lenio Fraga
    lote O14

    ResponderExcluir
  3. Lembro que há poucos anos foi votada (e aprovada) uma isenção eterna de condomínio para esse terreno da esquina, para que o Condomínio tivesse direito de usar um metro ou pouco mais desse terreno a fim de arredondar o canto da calçada e assim facilitar o trânsito junto à guarita. Esqueceram de fazer isso com relação ao outro canto, mais acima. Alguém sabe mais detalhes sobre isso?
    gilmar splitt

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo retorno do blog nossa voz no condomínio já que nas assembléias da fase 2 não se pode falar.Temos ainda o problema dos quebra-molas gigantes entre a padaria e o trevo feito pelos funcionários da Fase 2 em troca da poda do muro e a calçada que não foram concluídas alguém sabe explicar?

    ResponderExcluir
  5. As fases II e IV deveriam comprar o terreno da entrada que está a venda.

    ResponderExcluir
  6. Na FASE IV parece que cancelaram a coleta seletiva no sábado, há algum tempo, e não fui avisado.
    Renato Côrte Real - FASE IV

    ResponderExcluir
  7. Como bem lembraram o Ricardo e a Fernanda, há um problema também com a coleta do lixo orgânico das sextas-feiras. Muitas vezes o caminhão de coleta não passou nesse dia e o lixo ficou na rua até à coleta da segunda.

    Quanto à compra do terreno da entrada, seria uma solução boa, mas esbarra em vários empecilhos. O primeiro é que não temos dinheiro nem para comprar lâmpadas. Há meses nosso saldo é negativo na ordem de R$ 60.000,00. E não é só o saldo do final do mês. Estamos no vermelho permanentemente e de forma crescente. O síndico, sem autorização da assembleia, está consumindo o fundo de reserva, que nem é aplicado ou rende juros. Há ainda o fundo de reserva da água, de que nem a assembleia pode dispor para pagar despesas gerais, pois não foi recolhido em bases proporcionais como manda o art. 7º da Convenção. Não sendo recolhido por todos na proporção de suas cotas condominiais, não pode ser usado para pagar despesas de todos.

    O outro problema é de ordem legal. O condomínio não tem terrenos próprios ou não deveria tê-los e parece que esse terreno fica na Fase 1. É necessário unanimidade para comprar terrenos? Como fica o registro disso?

    Marcus
    H22 e H23

    ResponderExcluir

Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.